May be you will be interested in other books by José Maria Tavares de Andrade:

José os seus e o mundo: auto exo eco bibliografia (Portuguese Edition)
by
José Maria Tavares de Andrade

Author:

Title: José os seus e o mundo: auto exo eco bibliografia (Portuguese Edition)

Rating:
0 downloads, but you can be the first one

Quem sabe o pensamento complexo, que visa articular saberes e disciplinas tão distantes, possa ajudar-­nos a articular o literário e o científico na dialógica do singular / universal, do poético / prosaico.
Aqui não lidamos propriamente com personagens, mas, sobretudo com pessoas de nossas relações interpessoais. Encontramos muitas pessoas que depois de ter filhos e de plantar árvores gostariam de deixar por escrito uma lembrança das pegadas de seus caminhos.
Neste modelo de gênero complexo cabe tanto a complexidade de cada um dos estilos pessoais, como também as experiências no seio dos grupos e instituições e no contexto da globalidade do espaço-­tempo social.
Inscrevo as histórias pessoais sonhadas, vividas e ruminadas no triângulo do “eu” / “nós” / “todos”.
José Maria Tavares de Andrade nasceu em Nazaré da Mata (PE) em 16.­07.­1942. Estudou Filosofia no Seminário de Olinda e na Universidade Católica de Pernambuco. Foi jornalista (Revista Cruzeiro e Veja) e pesquisador da cultura popular junto a Mauro Motta (Fundação Joaquim Nabuco), Hermilo Borba Filho e Ariano Suassuna. Desenvolveu o projeto Música Popular Religiosa (DEC-­UFPE, 1967-­70) que está na origem do Movimento de renovação litúrgica na Comunidade Eclesial de Base em Ponte dos Carvalhos - Cabo (PE) e do Movimento Armorial. Bolsista da Universidade Católica de Louvaina (Bélgica) entre 1970-­73, obteve o título de Mestrado em Sociologia e em Linguistica. Fez doutorado em Antropologia com Roger Bastide (Sorbonne - Paris III, 1967) e Pós-­Doutorado em Epistemologia da Complexidade com Edgar Morin, EHESS, 1989. Ensinou na Universidade Estadual de Londrina (PR) entre os anos 1973-­78 e em seguida na UFPB até sua aposentadoria em 1994. Atuou na Extensão Universitária junto ao pioneiro Centro de Defesa e Direitos Humanos, fundado por Dom José Maria Pires. Criou a Disciplina Antropologia da Saúde/Doença e o Grupo Interdisciplinar de Plantas Medicinais, ensinando e pesquisando no Mestrado em Ciências Sociais da UFPB. Pesquisador do Institut de recherche interdisciplinaire sur les sciences et la technologie, Université de Strasbourg - França deste 1994, sendo responsável pelo Seminário de Etnomedicina.

Obras recentes

Mitologia da Mata ao Sertão, Ed. UFPE, Recife, 2014 (no prelo).
Une mythologie brésilienne, Harmattan, Paris, 2013 (no prelo).
Triângulo ABC da complexidade, e-­book < amazon.­com.­br >
Plantes médicinales et complexité, Harmattan, Paris, 2013.
Magie, Ethnomédecine et Religiosité au Brésil, Harmattan, Paris, 2013.
Quéssia voltou, Ed. Assis Lourenço, Ferreiros, 2013.
José os seus e o mundo - Auto exoecobiografia, Ed. Assis. Lourenço, Ferreiros, 2012.
Quéssia, divindade homem-­planta, Ed. Assis Lourenço, Ferreiros, 2012.
Andanças e Devaneios – Louvação, Ed. Assis Lourenço, Ferreiros, 2011.
Cadernos de História Ferreiros 1, Ed. Assis Lourenço, Ferreiros, 2011.
Complexidade: Educação, Cultura e Civilização, Ed. UFPE, Recife, 2010.
Terapia panteísta ou religião da Natureza, Ed. Massangana, Recife, 2010.

edit genres

Genres by usersbeta

No genres by users yet

Comments

No comments yet